quarta-feira, 6 de junho de 2007

Por um lugar ao sol

Thamara Gomes

Chegamos essa semana à 5ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Competição que promete emoção do início ao fim este ano. Sem nenhum "grande clube" entre os participantes as equipes vão disputar ponto a ponto um lugar na Série A do ano que vem.

Nenhum time tem 100% de aproveitamento, o que demonstra o equilíbrio da competição. Depois de quatro rodadas completas, apenas Vitória e Fortaleza conseguiram vencer três partidas e ocupam a ponta da tabela com 9 pontos. Esses dois times se destacam por chegarem de divisões diferentes, o Vitória acaba de voltar da Série C e o Fortaleza caiu para a Série B ano passado, porém os dois nordestinos fazem um bom início de campanha.

Já na ponta de baixo da tabela, a lanterna fica com o Ituano, única equipe que ainda não conseguiu somar pontos. Dos oito paulistas que iniciaram a competição 3 estão na zona de rebaixamento e apenas a Ponte Preta ocupa lugar entre os quatro primeiros colocados.

A Segundona tem vinte equipes, os quatro primeiros conseguirão um lugar na elite brasileira, já os quatro últimos descem para a Série C do ano seguinte. Ainda não é possível apontar favoritos, mas será a Série B mais disputadas dos últimos anos, já que desde 2004 a competição recebe a "visita" de alguns clubes da Série A, como Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG, que se destacaram e conseguiram o retorno a elite do principal torneio de clubes do país.

Em tempo: confirmando o equilíbrio da Série B, ontem a noite, a Ponte Preta empatou no último minuto em 2 a 2 contra o Grêmio Barueri em Campinas. E, no Distrito Federal, outro empate no clássico candango entre Brasiliense e Gama, que não saíram do 0 a 0. E todas as quatro equipes chegaram aos oito pontos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo que vi, aposto em Coritiba, Fortaleza e São Caetano... A outra vaga está em aberto. Colocaria como disputantes: Paulista, Marília, Brasiliense, Vitória e Ponte Preta.

Ao Ipatinga, axo q ainda falta tarimba em competições deste tipo, mas se o tigre segurar seus principais jogadores - o q não vem acontecendo, vide Mariano e Charles - pode surpreender.