segunda-feira, 4 de junho de 2007

Espaço NBA

Paulo Lopes

Todos sabem que a NBA é o maior e melhor campeonato do mundo de basquete, até os mais leigos no esporte sabe dizer o que é a NBA. Todos admiram essa competição, mas há pouco espaço na mídia para ela. Com exceção da RedeTV! que transmitiu há alguns anos atrás, nunca mais foi mostrada por uma TV aberta. Hoje quem quiser assistir aos jogos terá que assinar a ESPN ou por menos dinheiro o Globoesporte.com. E essa falta de interesse da televisão remete a falta de interesse de pessoas especializadas no esporte e também as poucas colunas existentes sobre o mágico campeonato. Eu não sou nenhum especialista do esporte mas pela falta que sinto de colunas resolvi dar meus pitacos aqui.

Os playoffs estão chegando ao fim. Só está faltando saber quem será o grande campeão da liga norte-americana de basquete. Pela Conferência Oeste o campeão foi o já esperado San Antonio Spurs. E pela Conferência Leste foi o time do mago Lebron James e do brasileiro Anderson Varejão, o Cleveland Cavaliers.

Não digo que será um jogo de Davi contra Golias, mas que o Spurs tem amplo favoritismo ele tem. O time do Texas está fazendo uma brilhante temporada. Ficou entre os primeiros na temporada regular e vem dando show nos playoffs. No primeiro confronto ganhou do fácil Denver Nuggets (até ai nada demais), depois em um duelo de titãs ganhou por 4 a 2 do Phoenix Suns (time do Leandrinho e Steve Nash que vinha fazendo uma das melhores temporadas de sua história), e pra terminar em um outro duelo de titãs venceu por 4 a 1 o Utah Jazz (time que havia desbancado o time do MVP, o Dallas, e que possui ótimos jogadores).

Já o Cavs enfrentou times menos forte no playoff. Na primeira rodada venceu fácil a série melhor de sete do Washigton Wizards, depois ganhou por 4 a 2 do Nets, mas que na final da conferência leste ganhou de virada do experiente time do Detroit Pistons que tinha feito a melhor campanha da temporada regular.

Se eu tivesse que apostar em alguém apostaria no Spurs porque ele tem um grande elenco que conta com astros como Tim Duncan, Tony Parker, Ginobli e Bowen. Mas nunca pode subestimar um time que reverteu um placar adverso contra o Pistons, por isso vem com muita moral para a grande final, e que possui uma estrela que é Lebron James o novo "Magic" do basquete norte-americano.

Agora é esperar pra ver isso que é uma das festas mais bonitas e agradáveis de se acompanhar: uma final de NBA.

Obs.: Parabéns para Anderson Vareijão, o primeiro brasileiro a disputar uma final da NBA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha saudação à grande Liga norte-americana. Sou fão da Nba e sinto falata relamente das suas transmissões. Mas vai uma dica aí... o Esporte Interativo tb transmite os jogos... pena eu ser um estudante pé-rapado (em sua maioria são) e não ter grana p comprar uma parólica. Trata-se de um grande espetáculo que estando perdendo... ainda mais com o não menos magic LeBron James inspiradísso... o que consola é saber que no feriado estarei em minha cidade natal e poderei assistir a pelo menos dois jogos.
Grande abraço galera