Por Débora Nobre As corridas de aventura ganham adeptos no mundo todo. O esporte surgiu na década de 80, na Nova Zelândia - sempre lá, o berço dos esportes radicais. A idéia era unir natureza e homem, aliando o desenvolvimento do corpo e da mente à interação destes com o meio ambiente. A busca por um esporte cada vez mais saudável e interativo criou um novo rumo para as corridas de aventura. Visitando a Argentina, o francês Gerrad Fusil criou a "Raid Gauloises", um campeonato onde seriam utilizados apenas meios não motorizados para ultrapassar as barreiras naturais em uma floresta. As várias técnicas misturadas objetivavam a exploração total do ambiente, sempre com a consciência de não destruir nada que fosse encontrado na natureza.
Hoje, as corridas de aventura atraem pessoas de diferentes estilos, mas encantam principalmente os jovens, que geralmente buscam esportes onde possam superar desafios e desafiar seus limites. No interior de São Paulo, o esporte é usado também por empresas que desejam treinar e qualificar seus funcionários. Afinal, não é nada fácil passar alguns dias ao lado de pessoas diferentes, tendo que vencer provas complexas e respeitar o ambiente e as decisões tomadas pela equipe. Universidades deveriam investir em projetos que usassem as corridas de aventura para qualificar os alunos e promover o relacionamento entre pessoas de diferentes cursos.
Quem não se animou a sair por aí com os amigos e se aventurar neste esporte, há uma opção mais light. Em Juiz de Fora, existe uma trilha que vai até o Morro do Cristo. É só ir até a Rua Olegário Maciel, subir a rua Floriano Peixoto e entrar na trilha que sobe o Morro do Cristo. São mais ou menos 40 minutos de subida, em um passeio muito legal. Os desbravadores devem levar tênis, roupas leves, boné e protetor solar. No inverno, a aventura fica mais divertida ainda. E a vista lá de cima compensa qualquer esforço. Aproveito para indicar o site www.estradareal.org.br, que divulga eventos e "campeonatos" que acontecem nas cidades do circuito da Estrada Real.
4 comentários:
De novo você animando a galera com mais um esporte radical!Essa trilha do Morro do Imperador vale a pena mesmo já fiz mas tem que tomar cuidado na época das chuvas!Anima agalera ai q agente vai!
Opa, se a galera do Resumo animar, a gente pode marcar para um fim de semana! Vai ser bem divertido mesmo, a trilha é ótima!!! Vamos combinar...
a trilha eu não sei.,..
ma so Morro do Cristo é imperdível...
um dos melhores lugar dessa cidade com certeza!!!!!!!
é só marcar! to dentro!!
Parbéns Débora Nobre!
abraços
ham sei aldine mara!!! entendo....
excelente dica sr. débora nobre!!! vamo marcar de ir sim, talvez eu consiga andar durante uns 20 minutos, aí paro descando uma hora e a gnt continua!!!rss....
Postar um comentário