Por Débora Nobre
Faltam 14 dias para o Pan! Chegou a hora da contagem regressiva.
Já somos bombardeados por propagandas sobre os jogos há algum tempo; também persiste a dúvida sobre a conclusão de toda a estrutura montada no Rio de Janeiro. Mas esta semana uma notícia em especial chamou a atenção. Nesta semana, policiais ocuparam uma favela no Rio em mais uma tentativa de coibir o tráfico de drogas e a violência. O secretário de segurança do estado afirmou que a ocupação será mantida durante os Jogos Panamericanos, visando garantir o sucesso do evento.
É indiscutível que centenas de pessoas não conhecem o Rio porque têm muito medo de visitar a cidade. Inclusive, milhares de turistas não escolhem este destino por ouvirem inúmeras notícias sobre a violência e o perigo instalados nas ruas da cidade.
Será que desta vez as coisas vão funcionar? Geralmente, grandes eventos realizados no Rio de Janeiro não apresentam problemas quanto aos atos violentos praticados pelos criminosos. Há uma lenda que diz que múltiplos acordos são feitos com os traficantes para que eles não atrapalhem a realização dos eventos programados. Também existe outro mito (quase uma teoria da conspiração) segundo o qual as coisas onde a “Rede Globo” esteja envolvida tendem a dar certo. As perguntas de como isso é conseguido, e através de que preço, ainda não podem ser respondidas...
O fato do momento é que o Pan não pode ser prejudicado. Mancharia seriamente a imagem da cidade, e a credibilidade do país. Em um lugar onde a obsessão dos cidadãos é ver uma Copa do Mundo em seu território, é inaceitável esta insegurança, se tudo vai dar realmente certo. Infelizmente, temos que contar com a certeza de que os traficantes estão felizes. Suas vendas vão estar garantidas, e eles não terão motivos para atrapalhar os Jogos. Por precaução, 25 mil homens (da Polícia Federal, da Força Nacional e policiais rodoviários) desembarcam no Rio daqui a 14 dias para assistirem, quer dizer, trabalharem durante os Jogos. Eu torço muito para isso dar certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário