terça-feira, 17 de abril de 2007

Quem vai ficar com a taça??

Henrique Fernandes

Tenho observado com muito gosto, o desenrolar do maior campeonato do mundo, a Liga dos Campeões da Europa, e se no futebol não há lógica, na Liga menos ainda. Ingleses, ex-adeptos do futebol se-segura-que-lá-vai-balão, importaram técnicos e craques e são os "donos" das semifinais. O mais intrigante é que merecem estar onde estão.

O Manchester United é melhor time da Europa, pra mim, campeão absoluto desta Liga e provavelmente também da Premier League. Sir Alex Ferguson, o maior de todos os que vi por tudo o que fez, diz às claras que este é o melhor time do Manchester que já comandou. Para não deixar dúvidas, os Red Devils sapecaram logo sete (!!!) a um no acertadinho time da Roma, que só não briga pelo título Italiano porque a Internazionale está irrepreensível. É impossível não apostar em um time que tem um Cristiano Ronaldo tão inspirado, e que parece ter enfim encontrado o equilíbrio perfeito entre a juventude (Rio Ferdinand, Patrice Evrá, Wayne Rooney) e a experiência (Ryan Giggs, Paul Scholes, Edwin Van der Sar).

O Chelsea, vem logo atrás. Tem em seu comando, um estrategista, um gênio, que não consigo odiar mesmo ele possuindo um dos piores defeitos que se pode ter no futebol: a arrogância. Os Blues tem time, tem técnico, e o velho Mourinho conhece muito bem o caminho para se conquistar a Europa. O único problema é que no caminho terão pela frente o Liverpool, algoz da traumática eliminação da temporada 04-05, quando o esquadrão de José Mourinho era ainda melhor que este. Que brilhe a estrela de Scheva, reencontrando o velho futebol.

O Liverpool para mim é um fenômeno, e este fenômeno tem nome: Rafa Benítez. Multi-campeão quando atuante na Espanha, migrou para o futebol Inglês e com todos os méritos assumiu um time glorioso, mas carente de títulos. Já ganhou a Champions League, e apesar de ter dinheiro, não investe em contratações e teima - simplesmente por política sua - em contratar nomes de reputação duvidosa como Fábio Aurélio, Jermaine Pennant, Pepe Reina e Alvaro Arbeloa e o mais impressionante é que dá certo. Com o talento inegável de Steven Gerrard, a segurança do capitão da seleção inglesa Jamie Carragher e a confiança de Peter Crouch, não é impossível acreditar no título dos Reds.

Fechando os semifiinalistas, a maior de todas as surpresas. Ameaçado de nem disputar a Liga depois do "Calcio Caos", o AC Milan baseou-se em sua enorme tradição para avançar. Na primeira fase, um grupo facílimo ajudou o time rossonero a seguir adiante, mas não sem antes perder para AEK Atenas e Lille, sendo a segunda derrota dentro do San Siro. Passou com dificuldade do retrancado Glasgow Celtic nas oitavas, e chegou as semi depois de surpreender o Bayern Munique, em pleno Allianz Arena. É bem verdade que o time melhorou com a chegada de Ronaldo, mas é fato que o fenômeno não atua na Champions League, deixando o time do medíocre Carlo Ancelotti refém dos gols espíritas de "Pippo" Inzaghi e da péssima fase eterna de Alberto Gilardino. Que a estrela de Kaká brilhe e conduza o time Milanês ao título. É o que esperam os "tifosi rossoneri".

8 comentários:

Anônimo disse...

O Manchester é sem dúvida alguma o grande favorito. Os bad boys C. Ronaldo e Rooney estão em lua de mel, pelo menos dentro de campo.

Anônimo disse...

fico com o liverpool para levar o caneco, mas o Milan também estarána final, o grande azarão das semifinais vai dar mto trabalho ao manchester e conseguirá avançar à grande decisão!!!

Anônimo disse...

os ingleses aprenderam que a tática de investir em jogadores só do pais não dá!Com o mercado aberto para os "estrangeiros" o futebol ingles so cresce e lucra com tudo isso!
Já o milan só não é maior por causa do Ancelotti que é sem dúvida um dos tres maiores retranqueiros do mundo!
Liverpool e manchester na final e com gerrard levantando o caneco de novo

Bruno disse...

Apesar de pela primeira vez não estar na condição de favorito, aposto no Chelsea...

Na decisão ele vai bater o Manchester, que vai sacudir as estruturas do Ancelotti retranqueiro...

Anônimo disse...

aposto no Chelsea
e digo mais.... Ancellotti é um dos 3 melhores técnicos do mundo, só perde para Felipão e Rafa Benitez.
Qual outro técnico levaria um time tantas vezes as finais da UCL após vários anos consecutivos? Feito dificílimo de ser repetido, ainda mais agora com esse time lento e envelhecido. Parabéns Carlo!

Anônimo disse...

É impressionate! Nas nossas discussões no programa na rádio, ainda na fase de oitavas de final, ninguém quis demonstrar seu apoio ao Liverpool. Agora, que a equipe está em grande fase de recuperação não só na Premier League quanto na Champions League alguns manifestaram sua vontade. O Rafa Benitez é o maior Copeiro dos 4: já venceu a UEFA Cup, o Campeonato Espanho e a Liga dos Campeões. É um copeiro nato. E descordo de quem questiona o elenco do time da cidade dos Beatles. Carragher é o melhor zagueiro inglês da atualidade, Crouch é grosso mas faz gol e Pennant é um bom volante caindo pela direita. Tenho dito!

Anônimo disse...

Manchester e ponto.
E a final é contra o Chelsea. Exclamação!

Do Liverpool num quero ganhar de novo naum, ponto e vírgula; eu quero os diabos vermelhos. Língua :P

Anônimo disse...

Bom, como torcedor desde os tempos de Jokanovic, Zola, o trio Petit-Desailly-Leboeuf e o técnico-jogador técnico Gianluca Viali, aposto no Chelsea. O Man Utd é favorito absoluto, mas não confiem em minha previsão para esta Liga... Às cegas, apostei no Real Madrid... hhehehehehehehe...