terça-feira, 24 de abril de 2007

O Brasileirão vem aí!

Bruno Guedes

Reta final dos Estaduais, muitos já pensam no Campeonato Brasileiro. Faltando três semanas para o início da competição, alguns favoritos ao título (ou, pelo menos favoritos nas quinze primeiras rodadas) e ao rebaixamento.

Durante esses primeiros quatro meses do ano, dois times se destacaram pelo futebol apresentado, Santos e Botafogo. O Alvinegro Paulista fez magnífica campanha na Libertadores e no Estadual. O futebol de Zé Roberto e Cléber Santana tem sido bem acima da média. Além disso, o time não tem sentido falta de um camisa 9, centroavante de ofício. Os gols tem saído repartidos por todo o elenco. Mérito de um esquema bem armado por Luxemburgo, privilegiando a movimentação e os toques rápidos.

No Alvinegro Carioca, a evolução da equipe é nítida e animadora para os torcedores. No início do ano o time vinha em marcha lenta e o principal armador, Zé Roberto não achara seu futebol. Hoje, 23 de abril, não resta dúvida que o Botafgo tem o futebol mais vistoso dos 20 clubes da Série A. Mérito total do seu treinador Cuca, homem que teve paciência de buscar reforços dia após dia. Dentre seus achados, Luciano Almeida e Leandro Guerreiro. O clube ainda foi muito feliz em repatriar os ótimos Túlio e Dodô, esse o melhor atacante em atividade no país.

Pesa contra os dois, o elenco reduzido. Poucas opções no banco de reservas, principalmente do Botafogo, onde Cuca só tem Diguinho como homem de confiança. No Santos, os problemas se encontram na zaga, onde os limitados Adaílton e Antônio Carlos não tem sombra.

Outros três favoritos, que ainda precisam de afirmação, São Paulo, Inter e Grêmio começam correndo por fora, mas com a qualidade de seus jogadores, treinadores e elencos, não podem ser considerados carta fora do baralho. O Tricolor do Rio Grande do Sul começa, inclusive, a reeditar a garra e qualidade da época de Luís Felipe Scolari.

***

Candidatos também não faltam na briga do rebaixamento. E com grande força, e alguns vontade, para cair estão Náutico, América-RN, Fluminense, Vasco, Figueirense e Goiás. Destaque negativo para o Fluminense, clube que mais gastou com reforços em 2007, e, também, Goiás e Figueirense, clubes de boa estrutura, mas que em 2007 não convenceram seu torcedor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bruno estou com você nos times favoritos, mas acredito que Goiás e Figueirense darão trabalho nesse brasileirão e nao são candidatos a rebaixamento!E você nem lembrou do corinthians que se continuar na atual crise cai com muita facilidade!

Anônimo disse...

É meio complicado arriscar prognósticos por enquanto, mas creio no Santos e no SP. O Botafogo, apesar de jogar um bom futebol, ainda precisa de alguns acertos em sua defesa, e como vc disse, peças de reposição, que podem estar vindo com o artilheiro do Goiano Fábio, Adriano Felício e Renato Silva, principalmente, e dentre outros dois ou três reforços pedidos por Cuca, que podem ser viabilizados com o dinheiro do patrocínio recém firmado.

Anônimo disse...

Bruno Guedes sua visão sobre o brasileirão é perfeita, mas eu não me entusiasmaria com o botafogo.
ele por enquanto só ganhou de times do rio, a prova de fogo será a final, se vencer o flamengo daí sim vai ter feito alguma coisa. Na copa do Brasil não chegou ainda times de grande relevância(talvez nem chegue.
E quem achar que estou errado o brasileirão responderá as críticas.
Mas como futebol é futebol, o Fogão pode calar minha boca.