segunda-feira, 23 de abril de 2007

Brilha a estrela do Fogão

João Luiz Freitas

Mesmo sendo uma equipe tradicional, o Botafogo precisou de muito mais que camisa para assegurar o título da Taça Rio. Com gols plásticos e a boa forma do trio Dodô, Lúcio Flávio e Túlio, Zé Roberto e Jorge Henrique foram apenas coadjuvantes na tarde de ontem.

A torcida também fez seu papel e o Maracanã ficou pequeno para abrigar os milhares de passageiros de vans presentes no estádio. Cerca de 50 mil alvinegros orgulhosos estiveram presentes no Mário Filho empurrando o expresso botafoguense rumo a vitória.

Se o Glorioso ainda fosse uma estrela solitária, Bebeto de Freitas seria o destaque. Ele assumiu a presidência do clube em seu pior momento: dívidas, excesso de medalhões e o rebaixamento foram as maiores dificuldades no início de sua gestão.

Mas nada que um bom planejamento fosse responsável por dar a volta por cima. Com Bebeto no Botafogo, a equipe voltou a fazer parte do seleto grupo dos favoritos. Primeiro, e também pela lógica, com o vice-campeonato do Brasileiro da série B. Em seguida, após um jejum de nove anos, o clube ergueu a taça do Campeonato Carioca, vencendo a Taça Guanabara e batendo o Madureira na final.

Agora, em 2007, tem o Flamengo como principal adversário a partir do próximo domingo. Um clássico digno de final, mas que desde o Brasileiro de 92, não faz parte das pretensões divinas. Na ocasião, Júnior foi o grande carrasco e com seu talento e liderança conduziu o Flamengo a eliminar o favoritismo alvinegro.

Os tempos são outros, e o Flamengo, detentor da Taça Guanabara, não pode se dar ao luxo de declarar vitória. Quem esperava o Vasco nas finais – certeza de vitória garantida nos últimos tempos – terá dor de cabeça maior na reta final do Cariocão.

Isso porque o Botafogo foi a única equipe a marcar gols em todos os jogos e possui o atacante mais efetivo desse início de temporada: Dodô tem média de gols de 1 por partida, e mesmo quando não está bem, Jorge Henrique e Zé Roberto fazem por onde. Não podemos nos esquecer do maestro Lúcio Flávio e do professor Cuca, que mais uma vez, surpreendeu a todos com sua lição tática.

Um grupo unido, motivado e de talento. Tudo acontece com o Botafogo, inclusive o sucesso!

3 comentários:

Anônimo disse...

Botafogo tem uma equipe muito certa e na minha opinião é o favorito para ser campeão carioca e acredito que será a equipe carioca com melhor campanha no brasileirão!

Anônimo disse...

Em nome dos Botafoguenses, agradeços os elogios ao time, que está realmente mto bem. Agora, o favoritismo, prefiro deixar de lado. Em clássico, tudo é possível e este Botafogo de Cuca é acima de tudo, o Botafogo da humildade e da fé. Espero que estejamos no rumo certo dos títulos!!

Equipe Resumo Esportivo disse...

Todos os comentários são absolutamente coerentes e justos ao futebol que o Fogão está apresentando.