Nosso desejo foi atendido, ou quase. Com a desistência da Colômbia, o Brasil é o único candidato para sediar a Copa do Mundo de 2014. Isso porque a escolha é baseada em uma lógica e, segundo a mesma, a Copa de 2014 deverá ser realizada na América do Sul. Assim sendo, até mesmo quem acredita que não temos estrutura alguma há de convir que somos os menos piores dentro do nosso continente. Competindo com Paraguai, Equador, Bolívia..., fica fácil entender a preferência pelas terras tupiniquins.
Realmente esse evento pode trazer muitos benefícios. O Brasil ganharia projeção internacional de modo diferente, com maior divulgação da nossa cultura e das belezas naturais. Pessoas do mundo inteiro viriam gastar suas economias, e não apenas durante os jogos. O interesse e a curiosidade estariam garantidos para visitas futuras. A auto-estima do povo chegaria aos céus com a possibilidade de oferecer sua casa para a celebração máxima do futebol, alegria nacional. Seria ótimo mesmo participar tão ativamente desta festa.
Porém, fica uma dúvida. Desconsiderando questões óbvias sobre a falta de estrutura, resta uma preocupação com o comportamento dos brasileiros. É difícil imaginar que podemos assistir pacificamente a uma partida entre Brasil e Argentina (utilizando o exemplo mais dramático) acompanhados de outros torcedores. Impossível crer que podemos aceitar uma derrota estando ao lado de nossos "amigos" argentinos. Reconheço nossa personalidade hospitaleira, mas não concebo a idéia de que estamos preparados para viver o clima de Copa do Mundo.
Deposito minha esperança no tempo. Temos até 2014 para aprender a respeitar as torcidas adversárias e deixar de lado o medo de freqüentar os estádios. Dizem por aí que esse é o país do futebol e da festa. Seria perfeito se fosse também um lugar de paz.
2 comentários:
Talvez chamar de amigos futebolísticamente falando nossos vizinhos do andar de baixo seja exercitar demais nossa veia hospitaleira. Assim sendo minha sugestão seria no caso nomeá-los nossos "hermanos" sem qualquer sentimento de supremacia pentacampeã. Além disso creio que o Brasil tem ótimas condições de sediar a Copa de 2014,desde que não se esqueça de praticar algo chamado planejamento.
Débora concordo com você temos que aprender a nos comportar além de outors fatores para sediarmos essa copa!Agora todos os outros torcedores agente respeita, mas pedir pra aceitar argentino secando agente em casa e demais não?Brincadeira
belo texto
Postar um comentário