Igor Gama
Há poucas horas o Brasil foi anunciado oficialmente como sede da Copa do Mundo de 2014. Nada mais justo para o futebol pentacampeão mundial e que não sediava o evento desde 1950.Ao longo desses 57 anos 5 Copas foram disputadas no continente americano, sendo uma no Chile, uma na Argentina, duas no México e uma nos Estados Unidos, países de muito menor tradição e prestígio que o Brasil, pelo menos no futebol. Era de se esperar a escolha por unanimidade, mesmo porque foi acordado desde a Copa de 2002, que haveria um rodízio de continentes-sedes. Sendo assim, depois do continente asiático, do continente europeu, no ano passado e da próxima Copa na África, não haveria outro lugar senão a América para organizar o evento em 2014.
O resultado ratifica a credibilidade que o Brasil vem adquirindo junto às principais entidades esportivas do mundo. Depois de ser escolhida sede do Pan-Americano, muito bem organizado por sinal, a nação tem pela frente novos compromissos a serem honrados. No futebol, a organização da Copa do Mundo de futebol masculino é apenas um dos desafios que nos aguardam desde já. Já no próximo ano, os principais atletas de futsal desembarcarão no nosso país para a disputa do Mundial da categoria. As meninas do futebol brasileiro também sentirão o gostinho de jogar em casa um campeonato desse nível. Hoje mesmo a FIFA encarregou o Brasil de abrigar o Mundial Feminino em 2011.
Pórem, acima de toda a euforia provocada por tantos votos de confiança, as autoridades brasileiras têm uma enorme responsabilidade para com o mundo e para com os cidadãos brasileiros. Mais importante do que ser a vitrine do mundo durante algumas semanas , é aproveitar os investimentos feitos em estádios, ginásios e na infra-estrura das cidades para a profissionalização da admnistração do futebol como um todo. Esperamos uma Liga séria no futsal, um apoio ao futebol feminino e uma autosuficiência dos clubes brasileiros.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário