domingo, 29 de julho de 2007

Saldo do PAN

Por Débora Nobre
Chegamos ao fim. Depois de 18 dias acompanhando dezenas de jogos, atletas e conquistas, chegou a hora de fazer um balanço dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. Parece que tudo deu certo...
O Brasil conquistou neste ano o maior número de medalhas em Jogos Panamericanos. Ficou em 3º lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar) e de Cuba (2º lugar). No total, foram 161 medalhas - 54 de ouro, de 40 prata e de 67 bronze. Parece que todo aquele discurso sobre incentivo ao esporte finalmente surtiu efeito!
Alguns atletas também surpreenderam neste Pan. Entre os esportes que mais chamaram a atenção, destaco as equipes de futebol. No país famoso pela seleção de futebol, quem brilhou em campo foram as meninas do campo e os garotos da quadra. Ouro para o futebol feminino, ouro para o futebol de salão... E mais uma vez o país da seleção pentacampeã deixa a desejar naquilo que faz melhor. (Vamos dar um crédito porque os atletas sub-17 são obviamente inexperientes.)
Tudo terminou bem. Para quem ainda acredita que o Pan do Brasil foi um fiasco, vale a pena ler as colunas da Barbara Gancia durante os Jogos. Para aqueles otimistas convictos que gostaram do que viram, e do que não viram, neste Pan, podem começar a torcer para as Olimpíadas de 2016. Quem sabe o país ganhe a candidatura e mostre tudo aquilo que tem de melhor.
Parabéns aos atletas! Estes sim merecem os nossos aplausos.

Nenhum comentário: