segunda-feira, 16 de julho de 2007

De sobra!

Paulo Lopes

Tem dia que não há nenhum assunto para comentar no blog, tem que tirar um assunto da cartola pra poder postar. Mas também tem dia como esse, no qual há nada menos que cinco assuntos relevantes (título do Brasil na Copa América, os Jogos Pan-americanos, os títulos mundiais de Vôlei do Brasil, o título mundial no atletismo e a polêmica questão do doping no esporte) para serem postados, como ficaria impossível dissertar sobre cada um deles, farei um breve comentário sobre cada um.

Como é gostoso vencer os argentinos!

Mais uma vez a “temida” Argentina era a favorita, tinha o melhor futebol, tinha mais craques, e tinha o time principal e mais uma vez o Brasil foi campeão. Esse título para o Brasil faz voltar uma polêmica discussão: o torcedor prefere um time campeão ou um time que joga bonito? Eu prefiro um time campeão, e todos no seu inconsciente também preferem um time assim, o famoso futebol de resultado, para mim quem fala que prefere a segunda opção é desculpa para seu time que não vence nada. Mas que fique bem claro que esse título não pode reverenciar o Dunga como um grande treinador que conseguiu conquistar esse título para o Brasil. A seleção jogou mal e feio, ela não seria campeã se fosse por pontos corridos. Mas como o que vale é o título e vale muito mais encima da Argentina, vamos comemorar.

Saiu a primeira medalha de ouro!

O Brasil começou bem nos jogos pan-americanos, é o segundo no quadro geral de medalhas, mas conseguiu apenas uma de ouro. É o começo ainda, vai chegar o atletismo, a natação, o judô e principalmente os esportes coletivos e com isso o Brasil figurará entre os primeiros. A projeção ainda é cedo, mas o país-sede deve terminar em terceiro no quadro geral de medalhas, ficando só atrás do imbatível EUA e de Cuba, o Canadá que não trouxe sua força máxima deverá ficar em quarto.

Geração brilhante!

O Brasil conquistou na tarde desse domingo o hepta campeonato da Liga Mundial de Vôlei masculino. A era Bernardinho é fantástica, dos últimos sete campeonatos o Brasil levou seis, e no outro foi vice. Mas quem acha que logo essa maré de títulos pode acabar se engana. No mesmo dia em que foi campeão da liga mundial o time juvenil foi campeão do mundo de Vôlei. Pelo jeito, o vôlei vai continuar dando por um bom tempo muita alegria aos brasileiros.

Parabéns a Bárbara Leôncio!

Ontem, a menina de 15 anos, Bárbara Leôncio, ganhou a medalha de ouro nos 200 metros rasos da Copa do Mundo de Atletismo para menores. Bárbara é uma garota pobre que entrou no atletismo por uma obra social com quase nenhum investimento. Esse caso é um exemplo do quanto é importante obras sociais em comunidades pobres, além de dá uma perspectiva de vida, pode se criar grandes atletas para o Brasil.

Doping...

Nas ultimas semanas a polêmica do doping voltou à tona. A jogadora da seleção brasileira de Vôlei Jaqueline foi afastada do Pan por ter sido pega no exame anti-doping. O jogador do Botafogo Dodô foi afastado do Campeonato Brasileiro também por ter sido pego no exame anti-doping. Com isso fica a pergunta: o time que tem o jogador dopado deve perder os pontos que ganhou nas partidas em que ele teve presente? Para mim só há uma resposta, sim. Muitos (e principalmente os botafoguense) alegam que não devem perder os ponto, isso porque o clube não deve ser responsabilizado por algo que um atleta fez.
Mas voltarei um pouco no tempo. Semifinal da Libertadores de 2005, o São Paulo enfrentava o Once Caldas, o jogo se encaminhava para os pênaltis, quando nos acréscimos o atacante do Once Caldas fez um gol, mas alguns dias depois esse mesmo atacante foi pego no exame anti-doping. Resultado: o jogador foi afastado da competição e o Once Caldas foi campeão. Mas será que o time da Colômbia seria campeão sem aquele jogador? Talvez sim, talvez não, mas o fato é que um jogador dopado marcou o gol da vitória na semifinal. Sou são-paulino e isso pode influenciar minha decisão, mas quero que vocês pensem se acontecesse com o seu time, vocês achariam justo seu time perder um jogo, uma classificação ou até mesmo um título por causa de um jogador dopado?

Nenhum comentário: