Henrique Fernandes
O Brasileirão chega a sua 16ª rodada neste meio de semana. Salvo as eventuais complicações geradas pelo pan - e pela mal-planejada - interdição do Maracanã, os times chegam até aqui com panoramas já bem mais definidos sobre pelo que lutarão até Dezembro.
Claro que o Botafogo não suportaria o aproveitamento de 80% do início do campeonato e perderia o pique em algum momento da competição. Mas fica claro o interesse da CBF em tornar o campeonato disputado até o fim do ano. O Glorioso, que arrancou vigorosamente desde a primeira rodada, em certa altura, viu-se prejudicado pelo caso de dopping de Dodô e foi justamente punido por um regulamento que prefere julgar a substância e não o atleta. Dodô inocente, acabou culpado aos olhos da lei. Não obstante, viu-se prejudicado por uma decisão ambígua e arbitrária do STJD que absolveu Vasco da Gama e Santos, o segundo por um jogo de portões fechados que seria contra o Botafogo (!!), e puniu o Bota com a perda de mando de campo. Tudo pra garantir o emocionante eqüilíbrio do campeonato, que enfim, veio.
Enquanto o Botafogo sofre uma queda - que deve se amenizar com a chegada de Reinaldo no dia 3 de Agosto e com a redução da pena de Dodô no dia 2 do mesmo mês - o São Paulo parece ter recuperado a velha competência que o fez multi-campeão nos últimos anos. Após a vitória convincente contra o cada vez melhor Sport - construída num segundo tempo excelente - e com o triunfo burocrático frente ao América-RN fora de casa (o que infelizmente se tornou obrigação de todo time) o tricolor parece juntar forçar para arrancar rumo ao bi após a desconfiança do início do ano. Talvez só falte ao São Paulo assumir a liderança que o Botafogo já ostenta a mais de 10 rodadas.
Outro que começou a crescer é o Grêmio. Vai chegar, sempre chega. E o Grêmio é time de chegada, que confia no Olímpico pra se garantir. Acontece, que não vai ser perdendo dois pontos pro Atlético-PR que o título virá, mas vale dizer, que o Grêmio completo é o time com melhor aproveitamento no campeonato.
Não me venham falar no Santos de Luxemburgo, nem no Inter que humilhou o Sport na Ilha do Retiro para serem candidatos ao título. Sinceramente, acredito mais no Palmeiras que parece estar aprendendo a jogar bem em casa e ganhar e que tem um bom treinador e até no Goiás, quando parar de depender de Paulo Baier.
Quem resistir ao inverno, chega. O inverno que está sendo mais frio para o Botafogo que para o São Paulo; extremamente gelado para Corinthians e Flamengo e ameno para o Vasco da Gama, cada vez mais imbatível dentro de casa. Para o Fluminense, é sempre dia de sol. Já o América-RN, parece estar cada vez mais próximo de morrer congelado no mesmo cubo de gelo do Náutico e do Juventude, este último, quase invisível na neblina.
6 comentários:
Essa história de Botafogo prejudicado, apesar de redundante, chega a ser chata.
Henrique, em algum momento, vc ouviu que seu clube seria investigado pela tal "cafeína" distribuída aos atletas antes do jogo.
Dizer, que o Dodô é boa praça, que faz carinho no cachorro do vizinho e chama o cunhado para almoçar não deve ser fator relevante para absolvição.
Clube e atleta devem ser responsabilizados em caso como esses.
Mas, imaginem se decidissem por punir o Glorioso com a perda de pontos!
Quanto a passagem de nosso frio inverno, começo a colocar minhas fichas na reação do Flamengo, com seus bons reforços e no forte Internacional.
O forte Inter que mais uma vez decepcionou levando um sacode do esforçado Vasco em pleno Beira Rio.
Qndo aceitamos a punição do Dodô, e questionamos sua conduta de 13 anos de carreira graças a uma polêmica forjada, abrimos margem pra crer que qualquer atleta pode ser afastado do campeonato. Ora, se eu quiser tirar o Rogério Ceni, o Leandro Amaral, o Obina do campeonato, eu coloco algo ilícito em um lote de compostos químicos do seu time, e apenas espero a escala do anti-dopping. Simples assim.
A cafeína não é exclusiva do Botafogo (tdos os clubes dão compostos energéticos aos seus atletas antes dos jogos), e é utilizada pelo clube desde 2003. Vale lembrar que antes do caso Dodô, o último caso de dopping do clube foi o do meia Ronaldo, em 2001, também pelo uso do Femproporex. Coincidência, ou alguém já conhecia esta história antiga??
Não cabe a mim dizer se o Dodô é inocente ou não. Para mim é ridícula a postura da imprensa de isentar o Dodô por ele ter uma vida pregressa correta. O atleta e o caso devem ser investigados minuciosamente. O Botafogo pode não ser o único a dar "cafeína", mas foi o único a tê-la contestada em um exame antidoping.
Agora, alguém me responda: o que ganha o laboratório farmacêutico "sabotando" o Botafogo? Me parece um tiro no próprio pé...
E, para quem gosta de conspirações, dois membros do Conselho Deliberativo do Botafogo estiveram entre os oito auditores que votaram hoje pela absolvição do Dodô...engraçado, né? Nessas horas alvinegros esquecem de chorar...
É hora da turminha de General Severiano começar a ficar atenta senão morre na praia, ou seria no mar de lágrimas?
Não falo na próprio farmácia adulterar o medicamento para prejudicar o Dodô, mas acho bastante plausível um único farmacêutico fazê-lo, hipótese que logicamente está sendo ignorada pela justiça por não se ter indícios disto.
Fato é que a receita do dr. Márcio Cunha solicitando a cafeína ao laboratório Pharmacy não pede para que Femproporex seja adicionado a fórmula, e que Dodô só tomou o composto, atendendo a solicitação do próprio médico, ou seja, sob prescrição médica.
Outro fato interessante é que três frascos foram enviados para análise na USP: Dois de Dodô e um de um jogador aleatório, no caso, Lúcio Flávio. Em TODOS constatou-se a presença de Femproporex. Alie isso ao fato de o Botafogo ser O CLUBE EM EVIDÊNCIA na atual temporada e a hipótese de sabotagem torna-se bastante plausível. Mas esqueçamos isto.
Imagine q vc está com dor de cabeça e mesmo sem saber o que tem, resolve tomar uma Novalgina. Vc toma, e segundos depois morre por asfixia. Descobre-se depois que havia uma contaminação de cianureto na Novalgina e que este cianureto não estava descrito na bula. Logicamente, seus pais irão a justiça processar a Novalgina. A culpa foi sua?? Devia tem mandado examinar a Novalgina antes de tomar?? Logicamente, a culpa é da industria farmacêutica, tal qual no caso Dodô, guardadas as proporções fatais.
A partir do momento que o presidente da comissão anti-dopping depôe favoravelmente ao réu alegando que o Femproporex se ministrado sozinho (ou misturado a cafeína, não faz diferença!!) não altera o rendimento do atleta em campo, cai por terra o preceito básico do dopping, que é o de "tomar uma substância que lhe permita tirar vantagem em relação ao adversário, alterando a condição de equilíbrio entre as partes". E se já está provado que Dodô tomou o Femproporex por engano, vai-se punir quem??
Os fatos levaram a justiça a crer nisso e o veredicto foi correto e por isso inesperado em se tratando de Brasil. Devemos deixar o clubismo de lado, e estudar a fundo o caso, acompanhar os julgamentos, pra sabermos ao certo o que está acontecendo.
O bom-senso imperou e de uma tacada só o Botafogo voltou para o campeonato e com o seu melhor jogador em campo. Espero que para não morrer afogado num mar de lágrimas. Um clube que há 4 anos estava recém-rebaixado para a segunda divisão com 8 jogadores contratados em seu elenco e que agora está disputando o título nacional ponto a ponto, e tem em sua estrutura o estádio mais moderno do Brasil não merece chorar tanto. E nem tem razões pra isso.
Pelo que ouvi em um programa de rádio aqui do Rio é que um frasco estava contaminado, e também aberto.
Já os dois que estavam lacrados, não apresentaram contaminação, de acordo com informação do laboratório.
Henrique, não quero crucificar ninguém. O que me incomoda é que um crime aconteceu, querendo prejudicar ou favorecer o Botafogo. Mas, ninguém se preocupou com isso. Esse é o problema do nosso país.
Queria ver se o suspenso fosse o Max, o Asprilla, ou qualquer outro figurante do elenco. A diretoria deixaria ele se ferrar sozinho como aconteceu no primeiro momento do caso Dodô.
Entendo sua visão sobre o caso agora, Bruno...
Peço que veja isso. Falará por mim:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Botafogo/0,,MUL83935-4399,00.html
Postar um comentário