Paulo Lopes
Mais um GP acabou e mais uma vez pudemos ver o garoto prodígio Lewis Hamilton subir ao pódio. Talvez a alguns anos atrás o simples fato de chegar entre os três primeiros não era o suficiente para se sagrar campeão, era preciso ganhar muitas corridas. Mas com a reformulação de pontos, a vitória tornou-se menos importante, a regra agora é manter uma regularidade de ponta.
Todos os quatro primeiros colocados venceram duas corridas cada, mas a diferença de 14 pontos entre o inglês e o espanhol é devido ao fato de Hamilton ter subido ao pódio em todas as oito etapas da F1 enquanto os outros alternam bons e maus resultados.
Hamilton chegou duas vezes em primeiro, quatro vezes em segundo e duas vezes em terceiro, isso significa 16 pontos a menos que o máximo possível. Mas no sistema de pontuação antigo (1º = 10 pontos; 2º = 6 pontos; 3º = 4 pontos; e a pontuação ia até sexto colocado) o inglês teria 32 pontos a menos que o máximo possível.
Um exemplo da importância de apenas chegar ao pódio e não a necessidade de vencer é que Lewis Hamilton pode se sagrar campeão sem precisar vencer mais nenhuma corrida, e Fernando Alonso tendo ganhado 10 corridas. Se o inglês chegar todas as próximas nove corridas em segundo e o espanhol vencer oito das nove etapas e na outra não chegar ao pódio Hamilton é o campeão.
O fato é que “pelo andar da carruagem” vai ser difícil tirar esse título do jovem Hamilton, se os outros quiserem ser campeões vão ter que começar a chegar sempre entre os três primeiros além de torcer para o inglês começar a ter maus resultados.
Todos os quatro primeiros colocados venceram duas corridas cada, mas a diferença de 14 pontos entre o inglês e o espanhol é devido ao fato de Hamilton ter subido ao pódio em todas as oito etapas da F1 enquanto os outros alternam bons e maus resultados.
Hamilton chegou duas vezes em primeiro, quatro vezes em segundo e duas vezes em terceiro, isso significa 16 pontos a menos que o máximo possível. Mas no sistema de pontuação antigo (1º = 10 pontos; 2º = 6 pontos; 3º = 4 pontos; e a pontuação ia até sexto colocado) o inglês teria 32 pontos a menos que o máximo possível.
Um exemplo da importância de apenas chegar ao pódio e não a necessidade de vencer é que Lewis Hamilton pode se sagrar campeão sem precisar vencer mais nenhuma corrida, e Fernando Alonso tendo ganhado 10 corridas. Se o inglês chegar todas as próximas nove corridas em segundo e o espanhol vencer oito das nove etapas e na outra não chegar ao pódio Hamilton é o campeão.
O fato é que “pelo andar da carruagem” vai ser difícil tirar esse título do jovem Hamilton, se os outros quiserem ser campeões vão ter que começar a chegar sempre entre os três primeiros além de torcer para o inglês começar a ter maus resultados.
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