terça-feira, 4 de setembro de 2007

Onde ele tá?

Igor Gama

Não é por acaso que o time do Morumbi sobra no Campeonato Brasileiro. Mais do que um elenco forte, uma infra-estrutura invejável e uma diretoria consciente, que não atrasa salários, o São Paulo leva à campo uma equipe extremamente versátil.

Os principais jogadores do time atuam com eficiência em mais de uma posição. Jorge Wagner, que jogou boa parte de sua carreira no meio de campo, foi experimentado na lateral-esquerda por Murici quando ainda era do Inter . Hoje brilha no tricolor no mesmo setor. Souza, que jogou como segundo volante na Portuguesa Santista e nos primeiros jogos pelo São Paulo, foi adiantado para a meia direita e depois improvisado para a lateral direita. Voltou para o meio este ano e já foi novamente deslocado, sempre atuando com muito destaque.

Um reflexo do sucesso dos laterais, ex-meio campistas, foi revelado no gol de Jorge Wagner contra o Palmeiras, e no golaço de Souza contra o Paraná. Em ambos, os jogadores saíram dos extremos e infiltraram-se pelo meio. Com muita velocidade os alas acabam surpreendendo as zagas adversárias, que sempre esperam as jogadas dos laterais pelos flancos do campo.

Hernanes e Leandro são duas outras peças móveis no esquema tricolor. O primeiro iniciou no futebol como meia-esquerda, e hoje substitui Josué, desarmando e garantindo um refinado toque de bola no meio-campo. O segundo jogou o ano inteiro como ponta, e agora aparece bem pelo centro do campo, armando jogadas e municiando Aloísio e Dagoberto.

Para completar, o time conta com um goleiro que bate faltas e penalidades com extrema perfeição. É o São Paulo rumo ao bi!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ao meu ver, o Souza nunca jogou de segundo volante pelo São Paulo nem pela Portuguesa Santista. O volante das equipes em 2003 (quando houve a transferência) era o Adriano, que foi o substituto do Maldonado pelos lados do Morumbi. O Souza veio para ser o reserva imediato do Kaká, e teve uma lesão muito grave após alguns meses no time do Morumbi.

Anônimo disse...

E esse "sempre atuando com muito destaque" não reflete o que achava parte da torcida tricolor na época da eliminação da Libertadores. Ele tem seus altos e baixos. Quando não se acha o Pelé, ele joga bem.
Há de se destacar também o Richarlyson, que, quando chegou, proveniente do Santo André, era meia-atacante, no ano passado, jogou muitas vezes na lateral-esquerda (até de zagueiro já jogou!) e agora firma-se como volante.
Acho que a própria "invencionice" do Muricy, ora criticada, ora elogiada, tem a ver com essa versatilidade do elenco, visto que ele já botou até Fabão e André Dias na lateral-direita (vide jogos contra Boca na Sul-Americana-2006)

Mais uma coisa (juro que vou terminar). Sobre a "Diretoria consciente, que não atrasa salários", eu preferiria dizer "diretoria que esconde melhor o jogo". Quando chega a atrasar os salários, faz de tudo para não escapar (o que já aconteceu esse ano). E muita coisa acaba não escapando mesmo. Há mesmo uma boa organização interna nesse sentido.

Anônimo disse...

Muitos times não atrasam os salários. O Fluminense não atrasa salários, tem boa estrutura e um bom elenco. O Botafogo não atrasa salários, o Inter e o Cruzeiro tb não. Não é isso que define um bom time.

O SP é um time com jogadores medíocres, que não teriam destaque em outros times do país: Souza, Leandro, André Dias, Aloísio, Aléx Silva. Se sozinhos, espalhados pelos times do país, não teriam destaque. Me recuso a defini-los como bons jogadores. Logicamente, há o fora de série Rogerio Ceni, e Miranda, bom zagueiro. Alem de outras peças de qualidade como Dagoberto, Richarlyson, Hernanes, Breno...

O mérito tricolor é acreditar q tem um time bom, e isso se deve mto a Muricy Ramalho. Confiança e consciência de equipe. O time é tão ruim que mal se atreve a atacar, mas joga com eficiência e aplicação defensiva, minando e irritando o adversário, que erra muito e se perde.

Alguém que dê o título de mão beijada ao São Paulo viu São Paulo 1x1 Figueirense pela Sul-Americana?? Acho que não...

Em tempo, não creio que o título já tenha dono garantido e o Cruzeiro atualmente é melhor que o Tricolor do Morumbi.

Rafael Grohmann disse...

Apesar do Muricy ter "acertado" o time, não creio que ele fique no São Paulo em 2008. Boa parte dos conselheiros tricolores é contra ele, e não engole a forma como o Tricolor foi eliminado das competições no primeiro semestre, nem a forma como o time vem jogando. É bom lembrar que Juvenal tentará eleição ano que vem. É estranho dizer isso, mas acho que o SPFC só poderá mudar o jeito de jogar se Muricy sair. E esse mudar pode ser para melhor ou pior.