Por Débora Nobre
A vida é repleta de bizarrices. No futebol, não podia ser diferente... Prefiro nem comentar fatos tão ridículos. Abaixo, transcrevo na íntegra a nota oficial enviada pelo Flamengo à diretoria do São Paulo Futebol Clube. Espero de camarote para assitir às cenas dos próximos capítulos. Para os leitores, deixo a responsabilidade de fazerem suas próprias críticas. A situação é hilária: Excelentíssimo Senhor Presidente do São Paulo Futebol Clube. O Clube de Regatas do Flamengo, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no C.N.P.J. (MF) sob o n.º 33.649.575/0001-99, estabelecida na Rua Borges de Medeiros, n° 997, Lagoa - Rio de Janeiro - RJ, através de seu diretor adiante firmado, vem, respeitosamente, promover a presente notificação, em face do São Paulo Futebol Clube, pelas razões de fato adiante expostas:
Como é de conhecimento público, o campeonato nacional de futebol do ano de 1987 foi organizado pelo Clube dos Treze, e foi denominado "Copa União". Como sabe Vossa Excelência, melhor do que ninguém, já que a Presidência do Clube dos Treze era à época dos fatos exercida pelo então Presidente do São Paulo, Sr. Carlos Miguel Aidar, o Clube dos Treze, do qual faz parte o São Paulo Futebol, por unanimidade, reconheceu e reconhece que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro do ano de 1987, sendo o vencedor da Copa União (módulo verde do campeonato). Na época dos fatos, o próprio Clube dos Treze decidiu não aceitar o cruzamento entre os vencedores dos módulos verde e amarelo proposto pela Confederação Brasileira de Futebol.
Diante disso, nenhum dos clubes membros do Clube dos Treze deverá aceitar receber o troféu de pentacampeão brasileiro, pois eles reconhecem o Flamengo como campeão de 1987 e legítimo primeiro pentacampeão brasileiro. Por esta razão, apesar de saber que o presente procedimento não seria necessário, tendo em vista que Vossa Excelência é um homem honrado e autêntico cavalheiro, e diante do estreito relacionamento entre os clubes, o Clube de Regatas do Flamengo vem notificar o São Paulo Futebol Clube para que se abstenha de receber o troféu referente à conquista de cinco campeonatos brasileiros (troféu de pentacampeão brasileiro), ou, se o fizer, providencie a imediata entrega do referido troféu na Gávea, na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, Rio de Janeiro, único local onde legitimamente poderá ser exibido.
Michel Asseff Filho - Diretor Jurídico do Futebol
Com informações da agência Lancepress!
9 comentários:
O Flamengo tem se especializado em cartas bizarras. Basta lembrarmos da que os torcedores enviaram ao STJD pedindo para relevar as latas atiradas no gramado pelo fato de ter sido 1 torcedor apenas o "atirador" e que outros 71.000 nao poderiam ser prejudicados por isso...
Engraçado como os tricolores esquecem facilmente das coisas. Está aí na imprensa pra todo mundo ler: o Flamengo não disputou a partida contra o Sport porque o Clube dos 13, presidido por um tricolor, não deixou. Agora convenhamos. Você acha que Zico e Cia perderiam para o Sport?
Realmente uma bizarrice! Chora arco-íris!
Não ganha nada, time de bundão! Eu sou Flamengo, campeão do mundo, pentacampeão! Chora cachorrada... turma do amarelão!
O Flamengo já perdeu pro Santo André no Maracanã. Eu vi.
Não curto discutir esse assunto de 87 com Flamenguistas. Em geral, não têm argumento e começam a cantar. Mas vou tentar fazer isso didaticamente já que td Flamenguista que posta aqui é inteligente, o que é um artigo raro hj em dia. hehehehehe...
Tá aqui um link sobre a Copa União de 1987:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/br1987.htm
De acordo com o regulamento, Santos e Corinthians foram rebaixados, no entanto, cá está um link sobre o Brasileirão de 1988:
http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/br1988.htm
E eles lá estão. Ou seja, sem rebaixamento.
Confiram que o Flamengo venceu a Copa União de 1987, por isso, como LEGÍTIMO CAMPEÃO BRASILEIRO, deveria disputar a Taça Libertadores de 1988 por direito.
Cá está o link da Libertadores:
http://www.rsssf.com/sacups/copa88.html
Os representantes Brasileiros foram Guarani (SP) e Sport (PE).
Sem mais. Acho que está didático o bastante pra qualquer Flamenguista entender.
Ganhar um campeonato que não teve rebaixamento, que o campeão não chegou a Libertadores e ainda se gabar?? Coisa de Flamenguista msm... hehehehhe...
Ah, e pra encerrar de vez, seguem-se os dados do quadrangular que decidiria o campeão Brasileiro de 87:
24/Jan/1988 Guarani W.O. Flamengo [awarded 1-0]
24/Jan/1988 Sport W.O. Internacional [awarded 1-0]
27/Jan/1988 Guarani W.O. Internacional [awarded 1-0]
27/Jan/1988 Sport W.O. Flamengo [awarded 1-0]
30/Jan/1988 Guarani 1-1 Sport
07/Feb/1988 Sport 1-0 Guarani
hehehehehe... Perder títulos é compreensível, mas deixar de disputá-los sabe-se lá pq é lamentável.
E para qq Flamenguista que disser que o módulo amarelo de 87 era a série B, um único argumento:
O Guarani foi vice-campeão Brasileiro de 86 e disputou o módulo amarelo no ano seguinte. Como explicar o vice-campeão nacional rebaixado para a série B?? hehehehhe...
"Não curto discutir esse assunto de 87 com Flamenguistas."
Nem pode discutir com flamenguistas... vc é botafoguense(não tem argumento).
"Em geral, não têm argumento e começam a cantar. Mas vou tentar fazer isso didaticamente já que td Flamenguista que posta aqui é inteligente, o que é um artigo raro hj em dia."
Que preconceito! tsc tsc tsc... Quanto à cantoria: Não ganha nada, time de bundão! Eu sou Flamengo, campeão do mundo, pentacampeão!.... Só verdades na música!
Belo trabalho, Henrique... Permita-me publicá-lo nesta semana, ok?
Como estamos falando em oficialidade, aí vai a lista dos campeões brasileiros, retirados no site da CBF.
Notem que o Vasco é campeão de 2000.
Postar um comentário