sábado, 17 de novembro de 2007

Muito prazer...

Thamara Gomes

O mais novo clube com passagem (só de ida) garantida à Série A do Campeonato Brasileiro merece um post especial! Um pouco da curta, porém promissora, história do time que fez uma cidade inteira se orgulhar das suas raízes. Muito prazer eu sou o Ipatinga Futebol Clube!



Pensando em promover integração social e aproveitar a excelente estrutura da cidade e do estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito, o empresário Itair Machado deu início ao projeto de criar o Ipatinga Futebol Clube.

O primeiro passo foi profissionalizar o Novo Cruzeiro Futebol Clube que, até então, era um clube amador da cidade. Após o registro do clube na Federação Mineira de Futebol, no dia 21 de maio de 1998, foi concedido ao Novo Cruzeiro o registro de clube profissional, que passou a chamar-se Ipatinga Futebol Clube.

O clube apresentou um crescimento rápido e já em 2005, após sair das categorias de base do futebol mineiro (sete anos após sua fundação), conquistava o título de campeão mineiro superando os tradicionais clubes brasileiros Cruzeiro e Atlético Mineiro. Para confirmar que seu aparecimento não era efêmero, quase repetiu o título em 2006, ficando com o vice-campeonato por causa da diferença de um único gol.

A força do clube voltaria a ser sentida na Copa do Brasil, o segundo título mais importante do país do futebol. Ainda no ano de 2006 o clube chegou às semifinais do campeonato depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos. Já era um grande feito para um clube recém-criado, mas a equipe do Ipatinga só foi eliminada por um empate e uma vitória simples para o Flamengo, time que, contra o Vasco, se sagraria campeão.

Após as belas campanhas no primeiro semestre, o Ipatinga se credenciou como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro Série C, torneio que, não por acaso, concedeu ao tigre o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

O Ipatinga é hoje sem dúvida nehuma a 3ª força do estado de Minas, e vai disputar a Série A do Brasileirão 2008. Com uma diretoria competente o Tigre espera chegar para ficar!

Nenhum comentário: