sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Retrocesso carioca

Bruno Guedes

O Campeonato Carioca é uma das instituições mais importantes do futebol brasileiro. Nos últimos anos firmou-se como uma das competições estaduais mais interessantes, devido a fórmula que privilegiava as decisões e os clássicos. Disputado em tiro curto, com no máximo três meses, ideal para os estaduais, chamava a atenção no país todo, pela média de público e emoção das partidas. Entretanto para a edição 2008, mudanças devem tirar um pouco da graça do Cariocão.

Com relação ao torneio do ano passado, haverá um aumento de quatro equipes. Agora serão dezesseis candidatos ao título: Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, América, Americano, Boavista, Cabofriense, Friburguense, Madureira, Volta Redonda, e mais cinco que virão da Segunda Divisão, (um deles já está definido, é o Cardoso Moreira, da cidade homônima). Os times serão divididos em dois grupos de oito. Os turnos continuam sendo decididos da mesma forma, com semi-finais e finais, e na seqüência, a grande decisão com os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio se enfrentando.

A fórmula desse ano vai alongar demais o campeonato, tornando um número maior de partidas desinteressantes. Entretanto, o aumento dos clubes agrada os pequenos, sendo assim, cresce o prestígio da combalida Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Mas, como no futebol do Rio não se dá ponto sem nó, os dirigentes dos times grandes após olhar a tabela da Segundona começaram a ficar preocupados.

Afinal, das sete equipes que ainda brigam pelo acesso, seis são do interior. E ficar viajando para cima e para baixo, em um Estado com poucos aeroportos e muitas estradas ruins não seria nada agradável, então, com uma mãozinha da Federação, ficou definido que as quatro grandes forças do futebol carioca não jogarão no interior. Os gigantes Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco só poderão entrar em três campos: Maracanã, Engenhão e São Januário. A Rede Globo de Televisão agradece, e os torcedores dos pequenos, eles sim que viajem para ver o clube de sua cidade jogando contra um grande.

Impressionante como dirigentes de futebol gostam de andar para trás, além de desrespeitar o torcedor. E fiquem de olhos atentos, a cada ano o Campeonato Estadual toma mais datas do calendário nacional. Em pouco tempo, do jeito que a coisa caminha, voltaremos a ter seis meses de competição regional e outros seis de Campeonato Brasileiro.

**********************************

No site da Federação do Rio você confere os grupos do próximo campeonato e também fica por dentro da disputa da Segunda Divisão do Estadual.

Um comentário:

Renan AIESEC disse...

e dessa vez não adianta dizer que é culpa do CAixa d'água
começaremos muito mal o ano de 2008