sábado, 19 de maio de 2007

Três Campeonatos

Monique Soares

O futebol paulista está passando por alguns momentos interessantes. O Santos, que está atuando em dois campeonatos, está ousando em jogar com o time reserva no início do Brasileirão para investir bem na Libertadores. Atitude condenada por alguns técnicos que dizem que os pontos iniciais de um campeonato são de suma importância podendo garantir a continuidade de uma boa campanha. Com isso, essa semana o Peixe perdeu em 4 a 1 para o Sport. Pernambuco agradece. Já na Libertadores, o time titular investiu no 0 a 0, jogando no México. O time do Santos é muito bom, exemplar, mas desvios podem acontecer. Está na hora de agir com mais cautela e lembrar que a vitória na Libertadores conduz ao Japão e a um possível título mundial, ou seja, não é pouca coisa.

O Palmeiras - aquele mesmo que há uns tempos atrás estava a caminho do fundo do poço - pegou impulso e retomou a ativa. Está se recuparando aos poucos e mostrou bem isso no jogo contra o Flamengo. Aquele jogo aconteceu de tudo. Os paulistas estavam à vontade, se sentindo em casa. Teve gol do Claiton, que nem ele próprio deve ter demorado a acreditar. E Renato Augusto acertou o pé. Encontrou a direção do gol, porém com o pé esquerdo. Ele deve estar experimentando outros métodos de finalização já que seu pé direito o estava desapontando. Mesmo assim, conseguiram a façanha de perder em casa por 4 a 2. Esqueceram do talento de Edmundo e, principalemte, esqueceram de marcar. Quem não faz leva.

Nesse contexto se insere a derrota do Botafogo. Perderam fora de casa para o Figueirense por 2 a 0. Isso confundiu a cabeça de muitos com relação a final. Era quase unânime a aposta em uma final Flu X Bota. Será que será isso mesmo? O Botafogo não resistiu a marcação do adversário e seus craques, com isso, nem pareciam estar presentes em campo. Poderiam ter jogado mais pelas laterais. Lição para o próximo jogo, afinal, Copa do Brasil, assim como a Libertadores, decide-se em 180 minutos.

O Fluminense fez sua parte e venceu em casa o Brasilinense por 4 a 2. Quebraram o tabu de que o Brasiliense venceu todos os jogos fora de casa e que assim também venceria o Flu. Agora é ir a Brasília e confirmar a classificação para a final.

O Vasco, que estava há quase um mês sem jogar pois não tinha Brasilierão e estava fora da Copa do Brasil, retoma todas as atividades e objetivos. Isso inclui fazer uma boa campanha, conquistar títulos e o gol mil. Como não?! O Gol Mil do Romário. O objetivo foi transferido pra Celso Roth. Agora será contra o Sport. Pelo visto o Romário abriu mão do gol mil sair num clássico no Maracanã. E que isso acabe logo.

Um comentário:

Anônimo disse...

hummm... Mto parcial seu comentário... Criticar a derrota do Botafogo para o Figueirense - algo realmente criticável pela atuação do Alvinegro em campo - é mto fácil, mas pq não exaltar a vitória sobre o campeão mundial com 4 desfalques, um jogador a menos desde os 3 minutos da segunda etapa, e sem seus dois principais jogadores: Dodô e Zé Roberto?? O Botafogo não só vencerá a Copa do Brasil, como será o melhor time do Brasileirão!! E tenho dito.