sexta-feira, 4 de maio de 2007

Planejar é preciso

Felipe Muniz

Depois de uma acalorada discussão sobre planejamento no Resumo Esportivo de ontem resolvi escrever sobre o tema. Muito se fala em planejamento no futebol brasileiro e podem-se perceber boas mudanças no cenário nacional. Manutenção de técnicos em seus cargos é importante para o clube e para os jogadores também. Mas não tem jeito é só perder alguns jogos que técnico cai mesmo. Uma das ultimas vítimas foi o técnico campeão do mundo Abel Braga. Outros já estão abalados em seus cargos como é o caso do técnico do Flamengo Ney Franco, mais dois fracassos e a diretoria não o deixa no cargo.

Planejar é dar respaldo a sua equipe e a seu treinador. Diante de tantos elogios ainda vemos que o amadorismo prevalece nos altos cargos do futebol brasileiro. Algumas exceções são vistas como é o caso do São Paulo e Grêmio. Mas na maioria dos clubes o técnico não tem tempo e não rende até pela pressão exercida pela diretoria e torcida.

É uma utopia pedir para o técnico ficar no clube como é o caso de Alex Ferguson, do Manchester United a 20 anos no cargo. Mas um maior apoio ao técnico dá resultado. Cuca está ai para provar isso, a diretoria do Botafogo confiou em seu trabalho e sua equipe hoje mostra um futebol gostoso de ser ver. Alguma dúvida de que se a equipe tivesse mudado de técnico isso estaria acontecendo?

Agora resta saber qual rumo o futebol brasileiro tomará daqui para frente...

***************************

Revolta. A duas semanas escrevi sobre torcidas organizadas denunciando como agem integrantes de torcidas em jogos. Pois é, no ultimo domingo integrantes da Fúria Jovem-JF (torcida organizada do Botafogo) acertou uma garrafa de cerveja no rosto de um companheiro de faculdade sem motivo algum. O pior é que ainda em sua comunidade no orkut se gabam do feito. Mais uma vez fica minha indignação. Enquanto esse tipo de organização for permitida o futebol sempre vai dar um passo para trás.

2 comentários:

Anônimo disse...

Planejar é preciso!! adorei esse título!
olha a discussão do resumo rendendo aí!

tomara que o Levir Culpi(que sempre acessa o blog do resumo) leia esse texto do Felipe e desista de vez de abandonar o Galo e ir para o Japão, pq se não vamos ter que começar tudo de novo com outro treinador!!!

Renan AIESEC disse...

muito bom texto Felipe.
Concordo contigo e gostei do verbo conjugado: planejar - e não, estruturar....
estrutura é uma coisa, planejamento é outra...